IBGE inclui questões sobre diversidade sexual na PNDS

Bahia

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou na segunda-feira (9) o início da coleta de dados para a Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde (PNDS) de 2023, um marco importante na busca por informações essenciais sobre saúde e bem-estar no Brasil.

O foco principal desta pesquisa abrangerá temas cruciais, como a saúde reprodutiva de mulheres e homens, bem como a saúde e nutrição na infância. No entanto, o aspecto mais notável é a inclusão, pela primeira vez na história do IBGE, de perguntas relacionadas à identidade de gênero e orientação sexual para entrevistados com 18 anos ou mais. Este avanço responde a uma demanda significativa da sociedade civil, sublinhando o compromisso do IBGE em capturar dados que reflitam a diversidade da população.

O IBGE reconhece a importância da sensibilidade e conforto dos entrevistados ao responder a perguntas sobre esses temas sensíveis. Para garantir isso, mulheres serão entrevistadas por mulheres e homens por homens.

Nos próximos quatro meses, os agentes de coleta visitarão aproximadamente 133 mil domicílios, distribuídos em mais de 2.500 municípios em todo o Brasil. A divulgação dos primeiros resultados está prevista para o quarto trimestre de 2024.

É importante ressaltar que esta pesquisa é amostral, o que significa que os domicílios foram selecionados por métodos estatísticos para representar o país. Os resultados serão desagregados por Brasil, unidades da federação e, em alguns indicadores, capitais. O trabalho está sendo realizado em colaboração com o Ministério da Saúde.

Embora esta seja a quarta rodada da PNDS, as edições anteriores ocorreram em 1986, 1996 e 2006. No entanto, o IBGE destaca que não há dados comparáveis, já que esta é a primeira vez que o instituto conduz a pesquisa.

Além disso, enquanto a PNDS de 2023 está em andamento, o IBGE está se preparando para lançar novos resultados do Censo Demográfico de 2022, que incluirão informações sobre a idade e o sexo dos brasileiros, fornecendo dados essenciais para o desenvolvimento de políticas públicas nas áreas de saúde, educação, mercado de trabalho e Previdência Social. Espera-se que esses dados também destaquem o processo de envelhecimento da população brasileira ao longo do tempo, oferecendo informações valiosas para pesquisadores e formuladores de políticas. A divulgação desses dados está prevista para o dia 27 de outubro deste ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *