Ilê Axé Icimimó Aganjú Didê, em Cachoeira, se torna patrimônio nacional

Destaque Notícias

Um centenário terreiro localizado em Cachoeira, no Recôncavo, foi oficialmente reconhecido como patrimônio cultural brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O anúncio foi feito nesta quinta-feira (29). Com essa decisão, o terreiro Ilê Axé Icimimó Aganjú Didê recebe o status de patrimônio nacional.

Anteriormente, em 2014, o local já havia sido registrado como Patrimônio Imaterial da Bahia. De acordo com informações do G1, a inclusão no rol de patrimônios nacionais ocorreu durante a 103ª Reunião do Conselho Consultivo do Iphan, com aprovação unânime. O reconhecimento se deu devido ao valor histórico, cultural e ambiental significativo da casa religiosa.

Por muito tempo, o terreiro era conhecido como o terreiro de Mãe Judith, em homenagem à fundadora do espaço em 1916. Atualmente, o terreiro é liderado por Pai Duda de Candola. Localizado na Terra Vermelha, o Ilê Axé Icimimó Aganjú Didê é uma Casa de Santo da Nação Nagô.

O Orixá Xangô é o patrono do terreiro, e as festividades ocorrem entre julho e setembro, com outras atividades em dezembro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *