No Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), um jovem de 20 anos, que sofreu um traumatismo craniano, teve seus órgãos e córneas doados por sua família na última quarta-feira (22). Esse gesto generoso proporcionou uma nova chance para nove pacientes que aguardavam na fila de transplantes.
Parte dos órgãos foi destinada a pacientes na Bahia, com as córneas sendo direcionadas aos habitantes de Vitória da Conquista. Já o coração foi encaminhado para Brasília, pois, no momento, não havia um receptor compatível no estado. O órgão foi disponibilizado para o Sistema Nacional de Transplantes (SNT) e transportado pela Força Aérea Brasileira (FAB).
O HGVC, com 16 anos de dedicação à captação de órgãos, destaca-se pelo comprometimento da Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos Para Transplantes (Cihdott) e da Organização de Procura de Órgãos (OPO). Essas equipes são referências na região Sudoeste da Bahia na identificação de doadores e na coordenação logística para garantir a entrega oportuna dos órgãos aos receptores.
Caso o jovem não tivesse comunicado à sua família o desejo de ser doador, a trajetória de nove pessoas na fila de transplantes poderia ter um desfecho diferente e mais próximo. É crucial informar aos familiares e amigos sobre a decisão de ser doador de órgãos, contribuindo assim para a continuação da vida de outros.