O karatê é uma das artes marciais mais populares do mundo, com aproximadamente 1 milhão de praticantes no Brasil e 41 mil atletas filiados na Bahia, de acordo com a Confederação Brasileira de Karatê (CBK). Um desses atletas é João Lima, de 11 anos, que está buscando apoio financeiro para participar do Campeonato Mundial de Karatê Shotokan.
João pratica karatê desde os 4 anos e é o atual campeão brasileiro em sua modalidade, além de estar em 1º lugar no ranking mundial de kumite individual na faixa etária de 9 a 10 anos.
Ele começou no karatê aos 4 anos através de um projeto social, e desde então, nunca mais parou. Sua conexão com o esporte surgiu durante um período difícil na família, quando seu irmão mais velho enfrentava depressão. O karatê foi uma forma de ajudá-lo, e João se envolveu também, encontrando no esporte uma paixão e um talento.
Apesar de seu sucesso no esporte, João não recebe ajuda financeira. Sua família está fazendo esforços para arrecadar fundos, incluindo a venda de cocadas nas ruas e uma campanha online, mas ainda estão longe da meta necessária para cobrir os custos da viagem.
A família também tentou obter assistência de um programa de apoio a atletas oferecido pela Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (SEMPRE) de Salvador, mas até agora não obtiveram sucesso.
Com o prazo se aproximando para a viagem, a família está determinada a fazer o possível para que João realize seu sonho de competir no Japão. Mesmo enfrentando dificuldades, João mantém sua fé e determinação, e sua família está considerando outras opções caso não consigam reunir os recursos a tempo para este ano, incluindo a participação em competições futuras.
O Campeonato Mundial de Karatê Shotokan está marcado para ocorrer nos dias 26, 27 e 28 de julho em Tóquio, Japão.