O deputado Leo Prates aproveita as celebrações do Dois de Julho para exaltar a união e a democracia, homenageando os heróis e heroínas da Independência da Bahia.
Artigo:
No dia em que os baianos comemoram os 200 anos de sua independência, o deputado Leo Prates presta uma homenagem especial aos corajosos combatentes que lutaram para libertar a então Província da Bahia do domínio português. O parlamentar destaca a importância de exaltar a convergência dos mais variados setores da sociedade em torno da separação definitiva de Portugal, uma conquista que continua a inspirar todo o povo brasileiro.
“Hoje é um dia especial para reverenciarmos nossos antepassados que lutaram bravamente pela libertação do povo baiano. Joana Angélica, Maria Felipa, General Labatut, Maria Quitéria, são apenas alguns dos nomes que representam a mobilização social que resultou na independência da Bahia”, declarou Prates. “O Dois de Julho deve estar presente em todos os dias de nossas vidas, para nos lembrarmos da importância de deixar de lado as divergências ideológicas e buscar a união em prol do benefício coletivo”, acrescentou.
Bicentenário
Em 2023, comemora-se o bicentenário da independência da Bahia. Embora tenha sido formalmente proclamada em 7 de setembro de 1822, a emancipação brasileira do domínio português exigiu batalhas em várias regiões onde as tropas da Coroa lusitana ainda resistiam à libertação.
Na Bahia, a população assumiu a tarefa de consolidar a independência e expulsar as guarnições portuguesas do território nacional. O povo baiano travou batalhas para expulsar definitivamente as tropas da Coroa e garantir a independência do Brasil. As lutas contra as forças coloniais duraram quase um ano e só terminaram em 2 de julho de 1823, quando os portugueses foram expulsos da Bahia e a independência do Brasil foi consolidada.