O líder ucraniano, Volodymyr Zelensky, mais uma vez expressou sua desaprovação em relação às tentativas do presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), de mediar as negociações para o fim do conflito com a Rússia. Durante uma coletiva de imprensa com jornalistas da América Latina, Zelensky acusou Lula de endossar as “narrativas” de Vladimir Putin e declarou que as declarações do líder petista “não contribuem para a paz de forma alguma”.
Zelensky destacou: “O presidente Lula parece experiente, mas estou perplexo. Será que ele acredita que a sociedade está alheia ao que está ocorrendo e conta com isso? Essas afirmações não conduzem à paz, em minha opinião”.
Durante a mesma coletiva realizada no último domingo (6), Zelensky manifestou abertura para se reunir com Lula, porém ressaltou que o ex-presidente brasileiro deveria ter uma “visão mais abrangente do mundo”. Zelensky também demonstrou desconforto com a falta de postura contrária do Brasil perante Vladimir Putin.
Zelensky argumentou: “O seu país não está envolvido em um conflito armado, sendo muito mais respeitado no mundo do que a Rússia. O Brasil é conhecido por sua população e ideologias pacíficas. Por que então o presidente Lula precisa endossar as narrativas de um líder estatal como Putin, que não difere em nada de um colonizador?”.
O líder ucraniano fez um apelo à compreensão e apoio da mídia latino-americana, convidando os países da região a participarem de discussões estratégicas em uma cúpula global focada na busca pela paz, que ele está organizando.