Os times da Liga Forte União decidiram em conjunto que é importante parar o Campeonato Brasileiro imediatamente. Eles divulgaram essa posição em um comunicado na segunda-feira, após uma reunião. Essa decisão vem após as enchentes no Rio Grande do Sul. Os clubes que fazem parte dessa liga são Athletico-PR, Atlético-GO, Botafogo, Criciúma, Cruzeiro, Cuiabá, Fluminense, Fortaleza, Internacional, Juventude e Vasco.
No sábado passado, Grêmio, Internacional e Juventude mandaram uma carta para a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), pedindo que o Brasileirão fosse parado por até três rodadas. O Atlético-MG também concordou com a paralisação. Mas Flamengo e Palmeiras querem que os jogos continuem. O Ministério do Esporte pediu à CBF que convoque uma reunião extraordinária com os clubes no dia 27 de maio para discutir o assunto.
Desde as enchentes, os jogos dos times do Rio Grande do Sul em todas as competições nacionais foram adiados pela CBF. O Brasileirão está na sétima rodada, mas Grêmio, Inter e Juventude só jogaram quatro vezes. A Conmebol também adiou os jogos do Grêmio e do Internacional na Libertadores e na Sul-Americana, respectivamente. Esses jogos foram remarcados para o começo de junho.