Reunião estratégica visa impulsionar a indústria automotiva sustentável e promover avanços tecnológicos na região
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reunirá nesta quarta-feira (28) com o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, ambos do PT, e a presidente da BYD para as Américas, Stella Li, para discutir a possibilidade da empresa assumir o Polo Automotivo de Camaçari, localizado na Região Metropolitana de Salvador. A informação foi divulgada pelo site Poder360.
No mês de abril deste ano, Lula e Jerônimo tiveram um encontro com o CEO da empresa, Wang Chuanfu, em Xangai, na China. Na ocasião, a expectativa era de que o acordo fosse selado durante a visita do ex-presidente ao país asiático, porém nenhum anúncio foi feito à época. A reunião agendada para esta quarta-feira está prevista para acontecer às 17h30.
A BYD, empresa chinesa, encontra-se em negociação com a Ford para assumir a planta industrial no polo automotivo de Camaçari, após a montadora americana ter anunciado o encerramento da produção de veículos no Brasil e a demissão de aproximadamente 4 mil trabalhadores na região. Um protocolo de intenções já foi assinado entre a BYD e o governo da Bahia em outubro de 2022. A expectativa é que a montadora chinesa invista R$ 3 bilhões e gere 1,2 mil empregos diretos.