Maria Eduarda César, uma talentosa surfista natural de Uruçuca, município baiano na região sul do estado, fez história ao conquistar o título de campeã brasileira geral de surf de base na categoria sub 16. O feito é inédito para a Bahia e foi alcançado no último final de semana durante a terceira e última etapa do Circuito CBSurf Rip Curl Grom Search 2023, que teve lugar na Praia da Ferrugem, em Garopaba, Santa Catarina.
A jovem atleta baiana assegurou seu primeiro título brasileiro ao avançar nas primeiras baterias do Rip Curl Grom Search. Ela não viajou sozinha, acompanhada por outros surfistas baianos do interior e da capital, como Gabriel Leal, Gabriel Guerreiro e Numa Liory de Mata de São João, Miguel Cerqueira de Ilhéus, Bernardo Bicalho e João de Jesus de Itacaré, Ian Rodrigues de Cairu, Bia Santos de Camaçari, Victor Gabriel Chester de Lauro de Freitas, e Catarina Lorenzo de Salvador.
Marcelo Barros, presidente da Federação Baiana de Surf, comemorou a grande conquista de Maria Eduarda, afirmando que “o título de campeã nacional sub-16 no surf para a Bahia é o resultado direto dos investimentos que o Governo do Estado, por meio da Sudesb, vem fazendo na modalidade nos últimos anos. A Sudesb está fazendo história e transformando o esporte baiano”, enfatizou Marcelo.
É importante destacar que toda a delegação de surfistas baianos contou com o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), uma autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), que cedeu passagens aéreas para a participação no evento, fortalecendo assim o esporte na região.
Foto: Divulgação/Sudesb