A Marinha do Brasil está desempenhando um papel crucial na assistência à Defesa Civil da região do Vale do Taquari, no Rio Grande do Sul, que foi duramente atingida pelas intensas chuvas dos últimos dias. Até o momento, 39 vidas foram perdidas devido a essa catástrofe. A corporação informou que está conduzindo operações de resgate, auxiliando pessoas que ficaram encurraladas nos telhados de casas e edifícios. Além disso, suas embarcações estão sendo utilizadas para transportar materiais de apoio e suprimentos para as vítimas.
Uma aeronave também está sendo empregada nas operações de busca por sobreviventes, além de transportar aqueles que necessitam de cuidados médicos urgentes para locais com atendimento apropriado. A partir desta sexta-feira (8), outra aeronave de maior porte, capaz de voos noturnos e com maior capacidade de carga, estará à disposição para fortalecer os esforços de socorro.
A Marinha reafirma seu compromisso de proteger vidas humanas e garantir a segurança da navegação, tanto em águas abertas quanto em hidrovias interiores. As enchentes causadas por um ciclone extratropical devastaram cidades, destruíram pontes, arrasaram lojas e causaram extensos danos à infraestrutura do estado do Rio Grande do Sul. Até a manhã desta quinta-feira, 79 municípios foram afetados, com 2,5 mil pessoas desabrigadas e 3,5 mil desalojadas. No total, 2.745 pessoas foram resgatadas no estado. O governo federal já decretou estado de calamidade pública nos municípios atingidos.