O Ministério da Saúde anunciou que até a próxima terça-feira (10) irá distribuir aproximadamente 1,5 milhão de doses de vacinas contra a Covid-19 para os estados e o Distrito Federal.
Essas doses fazem parte de um total de 8 milhões adquiridas com o objetivo de manter os estoques do Sistema Único de Saúde (SUS) abastecidos por até seis meses. A previsão é que pelo menos 5 milhões de doses sejam entregues até o fim de dezembro.
De acordo com o ministério, os imunizantes foram comprados por meio de um pregão que prevê 69 milhões de doses ao longo de dois anos. As entregas serão feitas de forma gradual, considerando a demanda da população. As vacinas adquiridas são as mais atualizadas aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), seguindo também as orientações mais recentes da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Nesta remessa, as 1,5 milhão de doses distribuídas são da vacina produzida pela farmacêutica indiana Serum, que está sendo enviada pela primeira vez aos estados brasileiros. Estudos clínicos de fase 3 apontaram que o imunizante oferece 90% de eficácia contra casos sintomáticos em adultos, além de apresentar vantagens como maior durabilidade e condições de armazenamento simples, entre 2°C e 8°C.
Outra novidade é a chegada da vacina fabricada pela Zalika Farmacêutica, já utilizada nos Estados Unidos e no Reino Unido. No Brasil, ela será aplicada em pessoas a partir de 12 anos, conforme autorização da Anvisa. Já para crianças menores de 12 anos, continuará sendo utilizada a vacina de RNA mensageiro da Pfizer.