Ministra Simone Tebet Esclarece Empréstimo à Argentina e Nega Interferência de Lula

Brasil Destaque


Após o jornal Estado de S. Paulo veicular a notícia de que o governo brasileiro havia autorizado um empréstimo de US$ 1 bilhão do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) para a Argentina, com a alegação de auxiliar o ministro da Economia e candidato peronista à presidência, Sergio Massa, a ministra do Desenvolvimento, Simone Tebet, desmentiu categoricamente a publicação na última quarta-feira (4).

“O presidente Lula não fez nenhum contato comigo, o que é perfeitamente natural. Eu represento o Brasil nesses bancos e minha função é votar em decisões referentes a um banco que não é brasileiro, cujos fundos não pertencem ao Brasil. Temos uma participação de 8%, mas não se trata de recursos brasileiros”, esclareceu Tebet.

Durante seu pronunciamento, a ministra também detalhou o papel do CAF em auxiliar o Brasil, estados e municípios em diversas demandas. “Houve uma solicitação específica: a necessidade de emprestar US$ 1 bilhão à Argentina por um período de apenas 10 dias. Vinte e um países seriam chamados a votar nessa questão. Por minha ordem, minha representante foi autorizada a votar a favor, como outros 20 dos 21 países presentes fizeram”.

A assessoria de imprensa, por meio de um comunicado, esclareceu que o envio do dinheiro à Argentina foi uma resposta a um pedido devido à escassez de reservas do país vizinho. “A decisão de conceder o empréstimo à Argentina pelo CAF foi aprovada em 28 de julho pela diretoria do banco, composta pelos países membros. O empréstimo obteve 19 votos favoráveis dos 21 possíveis. Os recursos seriam destinados ao pagamento de uma parcela em atraso junto ao Fundo Monetário Internacional (FMI)”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *