Ministro anuncia parceria para relatório sobre acesso a água no Amapá

Notícias

O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, esteve em Santana (AP), nesta quarta-feira (26), para visitar a Estação de Tratamento de Água (ETA) inaugurada em janeiro deste ano pela Concessionária de Saneamento do Amapá (CSA). A unidade foi instalada com o objetivo de melhorar o abastecimento de água na região e beneficiar cerca de 100 mil moradores.

“Essa obra vai ser transformadora, tanto no que diz respeito a geração de emprego e renda, quanto na melhora da saúde pública”, afirmou Góes. Um levantamento do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), do Ministério das Cidades, que usa como base de referência o ano de 2022, mostrou que apenas 46,9% da população do Amapá contava com serviços de abastecimento.

Parceria com a Trata Brasil

Para reverter os números do saneamento, o ministro aproveitou a visita para anunciar uma parceria entre o MIDR e o Instituto Trata Brasil, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público formada por empresas com interesse nos avanços do saneamento básico e na proteção dos recursos hídricos do país. “Ela é uma das instituições mais respeitadas no Brasil em termos de monitoramento dos serviços na área de água e esgoto no Brasil inteiro”, destacou Waldez. “Eles toparam o desafio para o Amapá de fazer um relatório mais perto possível da realidade atual. Serão usados como base informações sobre como era a situação há alguns anos, quais investimentos estão sendo feitos e quais os resultados que já conseguimos ver”, explicou.

A iniciativa será importante ao passo que trará para os prefeitos e vereadores da região, informações atualizadas para que ações possam ser tomadas em cima delas. “Além disso, acredito que, até o final do ano, mais de 10 municípios [dos 16] já terão água universalizada. O Amapá vai sair do andar de baixo para o andar de cima no que diz respeito a saneamento e cobertura de água tratada”, garantiu.

O prefeito do município de Santana, Sebastião Bala Rocha, comemorou a iniciativa e ressaltou o trabalho que Waldez Góes tem feito em todo o estado. “O melhor caminho é sempre o do diálogo, da construção positiva, da crítica construtiva, e é isso que Waldez tem feito desde o início de sua gestão como ministro e desde quando era governador do Amapá”, comentou Rocha.

O presidente da Associação de Moradores do Bairro Fortaleza, em Santana, Evandro Gomes, também compartilhou a diferença que o olhar do Governo Federal tem feito na cidade. “Hoje, só não tem água quem não quer. Quase todas as casas do bairro têm acesso a água tratada e isso é uma alegria pra nós. Fizeram o que prometeram”, afirmou.

Fonte: MIDR

Pixel Brasil 61

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *