A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara dos Deputados que está investigando as atividades do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) terá a presença do ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), nesta quarta-feira (9).
Rui Costa, ex-governador da Bahia e atual ministro da Casa Civil do governo Lula (PT), será interrogado pelos deputados e membros da CPI do MST às 14h. A convocação do ministro foi realizada após um pedido do deputado federal Ricardo Salles (PL), que é o relator da CPI na Câmara dos Deputados.
O deputado Salles alega que, durante o período em que Rui Costa era governador do estado da Bahia, não houve esforços por parte do ex-governador para conter as atividades do MST e as invasões de terras realizadas pelo movimento em todo o estado.
Além disso, a participação de Rui Costa na CPI tem como objetivo esclarecer a atuação da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), que está sob o comando da Casa Civil, em relação às atividades do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra.
Também está prevista a convocação do ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Paulo Teixeira, para prestar depoimento perante a comissão. O depoimento do ministro Teixeira está agendado para a próxima quinta-feira (10).