Após a chegada do presidente Lula (PT) à África, estão previstas transformações significativas na Esplanada dos Ministérios. O líder desembarcou no continente para participar da Cúpula do Brics, evento que ocorrerá entre os dias 22 e 24, após uma conversa entre o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e o Planalto, onde ficou decidida a acomodação do Centrão na reforma ministerial.
No decorrer da última semana, o deputado federal Arthur Lira (PP-AL) dialogou com o Planalto, culminando na decisão de que André Fufuca (PP-AL), membro de seu partido, assumirá o Ministério do Desenvolvimento Social. Entretanto, essa medida encontra resistência dentro da ala petista, que ainda não está completamente alinhada com essa mudança. Com essa reorganização, Wellington Dias (PT-PI), figura histórica do partido, deixará o cargo que ocupava.
O Ministério de Desenvolvimento Social, responsável pelo programa Bolsa Família, passará por uma reconfiguração, sendo realocado para outra pasta conforme a intenção do presidente Lula (PT). Nos bastidores, especula-se sobre a possível mudança do senador Wellington Dias (PT-PI), ex-governador do Piauí, para o Ministério da Gestão e Inovação, incluindo o programa federal de habitação. Para efetivar essa mudança, seria necessário remover a atual ministra, Esther Dweck. No entanto, a primeira-dama Janja se opõe a essa medida, já que isso resultaria na redução do número de mulheres no alto escalão do governo.
Além de participar da Cúpula do Brics, Lula aproveitará sua estadia na África para visitar Angola e São Tomé e Príncipe. Está previsto que o presidente retorne ao Brasil no domingo (27) ou na segunda-feira, encerrando sua viagem ao continente africano.