Novo contingente: Bahia ganha 328 soldados bombeiros após formatura em Simões Filho

Destaque Notícias

Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), foi palco da solenidade de formatura dos novos Soldados Bombeiros Militares, realizada nesta segunda-feira (2), no Instituto Militar de Ensino Superior de Bombeiros (IMESB). O evento marcou a conclusão do curso de formação de 328 alunos, que agora estão habilitados a atuar em diversas regiões, incluindo Salvador, RMS e cidades do interior, como Bom Jesus da Lapa, Itaberaba e Porto Seguro.

A cerimônia contou com a presença de autoridades como o vice-governador Geraldo Júnior, representando o governador Jerônimo Rodrigues; o secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner; e o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), coronel Adson Marchesini, além de familiares dos formandos.

O vice-governador destacou a importância do reforço para a segurança pública baiana: “A prioridade tem sido fortalecer a segurança com profissionais capacitados para enfrentar desafios como o crime organizado e garantir a proteção da população. Estamos investindo em recursos e formação para que atuem com competência e respeito,” afirmou.

O curso, que recebeu mais de R$ 2,5 milhões em investimentos, homenageou o Aluno Soldado Bombeiro Luis Otávio Dias Gomes, falecido aos 22 anos durante as aulas. Para o coronel Adson Marchesini, os novos bombeiros estão prontos para desempenhar seu papel. “Investimos em treinamento amplo para que estejam preparados a proteger e servir a sociedade baiana com excelência,” enfatizou.

O secretário Marcelo Werner antecipou que, em 2025, a segurança pública continuará recebendo reforços, com a previsão de ingresso de mais de 3 mil profissionais. Em 2023, 2 mil policiais e bombeiros foram incorporados, e este ano o número deve ultrapassar 4 mil.

O curso teve duração de nove meses, totalizando 1.768 horas, e um novo processo seletivo para a formação de oficiais já está em andamento, com previsão de prova para 16 de fevereiro de 2025, conforme edital publicado no Diário Oficial do Estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *