Novo Mané Dendê transforma o Subúrbio Ferroviário com o plantio de mais de 200 árvores

Notícias

Foto: Ascom/ Seinfra

O Projeto Novo Mané Dendê está realizando uma série de ações ambientais e de sustentabilidade no Subúrbio Ferroviário. Nas áreas já inauguradas, mais de 200 mudas de árvores e plantas frutíferas foram plantadas, e até o final do projeto, mais de 800 árvores serão plantadas em toda a região. Além disso, o projeto está promovendo a recuperação de nascentes que contribuem para a formação do rio Mané Dendê, com destaque para a primeira nascente que recebeu tratamento integrado ao paisagismo em maio passado.

Sob a coordenação da Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), o Novo Mané Dendê abrange os bairros Ilha Amarela, Rio Sena, Alto da Terezinha, Itacaranha e Plataforma. O projeto de revitalização está em andamento e inclui intervenções significativas nas áreas de infraestrutura, saneamento, habitação, mobilidade, urbanização, meio ambiente e sustentabilidade. Os primeiros trechos da obra já foram entregues à população.

No dia 24 de maio, educadores ambientais do Programa de Educação Ambiental (PEA) e a comunidade local realizaram o plantio de mais 10 mudas em Ilha Amarela. Foram escolhidas espécies nativas da Mata Atlântica, como o Ipê, Pau-brasil, Quaresmeira, Oiti, Pau-paraíba e jacarandá, além de mudas de cajazeira, ingá e cajueiro, sugeridas pelos moradores. Ainda este ano, serão plantadas mais de 50 mudas de árvores e arbustos em Ilha Amarela, bem como espécies de forração para embelezar praças e áreas verdes.

O objetivo central do projeto é a recuperação do rio Mané Dendê, promovendo saúde, proteção ambiental e melhor qualidade de vida para a população da bacia do rio. Para isso, o projeto foi desenvolvido para abordar questões de saneamento e meio ambiente relacionadas ao rio Mané Dendê, que atualmente recebe uma parcela do esgoto doméstico gerado na bacia e resíduos sólidos descartados de maneira inadequada. O Novo Mané Dendê enfatiza a importância ambiental desde o planejamento dos projetos de habitação, equipamentos públicos, urbanização e infraestrutura.

“A conclusão do Novo Mané Dendê será de grande contribuição para o desenvolvimento do subúrbio de Salvador. O diferencial desse projeto são as ações de sustentabilidade voltadas para a preservação do meio ambiente, como o Parque Linear e a recuperação das nascentes”, ressaltou o Secretário Luiz Carlos de Souza.

Sustentabilidade é um dos pilares do projeto, e várias soluções foram previstas para a habitação e os equipamentos públicos, como escolas, mercados populares, terminais de ônibus, centros culturais e ecopont

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *