O número de óbitos em rodovias federais na Bahia durante o Natal deste ano mais que quadruplicou em comparação ao mesmo período de 2022. Enquanto no ano passado ocorreram quatro mortes em acidentes, este ano registraram-se 18 casos. Quase 40% dessas fatalidades ocorreram em trechos da BR-101. Os dados fazem parte do balanço divulgado nesta terça-feira (26) pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) sobre a Operação Natal 2023.
No atual período, as ultrapassagens proibidas, uma das principais causas de acidentes graves com óbitos, aumentaram em 56% em relação ao Natal de 2022. O estado também enfrentou 54 acidentes graves, sendo 29% na BR-324, 20% na BR-116 e 18% na BR-101.
Outro problema destacado foi a falta de capacetes em motociclistas, resultando em um aumento de 63% das infrações em comparação ao mesmo período do ano anterior. A PRF também observou aumentos “significativos” em condutas perigosas no trânsito, como direção sob efeito de bebida alcoólica, não utilização de cinto de segurança por motoristas e passageiros, e ausência do dispositivo de retenção adequado para o transporte de crianças.
Na próxima sexta-feira (29), a PRF iniciará a Operação Ano Novo, que se estenderá até a segunda-feira (1°).