Desde a última segunda-feira (4), o bairro Alto das Pombas, em Salvador, tem sido cenário de operações policiais intensas. Em apenas uma semana, o confronto entre a polícia e criminosos resultou na morte de oito suspeitos, com três deles perdendo a vida nesta terça-feira (5), em mais um tiroteio com a Polícia Militar (PM).
A situação chegou a um ponto crítico, levando a Universidade Federal da Bahia (UFBA) a tomar a drástica decisão de cancelar as aulas e evacuar os estudantes que se encontravam na instituição, enviando-os de volta para suas casas. Até mesmo a equipe da TV Bahia foi instruída a trabalhar em regime de home office devido à escalada da violência na região.
Na tarde de segunda-feira, novos confrontos eclodiram quando unidades da Rondesp Atlântico se depararam com os criminosos. Os suspeitos reagiram atirando e lançando granadas contra as guarnições policiais. Em resposta, cinco suspeitos ficaram feridos e foram levados pelos militares para o Hospital Geral do Estado (HGE), mas infelizmente não conseguiram sobreviver aos ferimentos. A comunidade local vive sob constante tensão devido à crescente onda de violência que assola o bairro.