O Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade concluiu com êxito a Operação Aulas Seguras, uma ação especial iniciada no último dia 08, abrangendo os municípios de Feira de Santana, Cruz das Almas, Santo Antônio de Jesus, Dom Macedo Costa, Muritiba e Governador Mangabeira.
Durante a operação, os agentes do Ibametro visitaram um total de 24 estabelecimentos, coordenada em todo o país pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – Inmetro, o objetivo da ação é orientar consumidores e comerciantes e coibir a venda de materiais escolares com irregularidades, seja na segurança ou na quantidade. O Ibametro é também uma autarquia da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), e tem como missão apoiar o fortalecimento da economia baiana.
O diretor do Ibametro, Thales Dourado, enfatizou a importância da ação para as crianças e jovens que frequentam as instituições de ensino. “A Operação Aulas Seguras reforça nosso compromisso com a qualidade e segurança dos produtos utilizados nas escolas. Estamos vigilantes para garantir que os estudantes possam desfrutar de um ambiente educacional livre de riscos desnecessários.”
Um dos resultados mais significativos da Operação Aulas Seguras foi a identificação de produtos irregulares, em especial tesouras de ponta redonda, representando 6% dos itens irregulares. Três estabelecimentos estavam irregulares, uma vez que os produtos não possuíam a marca do Inmetro.
A ausência da marca do Inmetro é uma violação importante, pois indica que os produtos não foram devidamente certificados quanto aos padrões de segurança estabelecidos pelo Instituto. Essa constatação levanta preocupações sobre a potencial exposição dos estudantes a produtos que não atendem aos requisitos necessários para garantir sua segurança.
Para o diretor de regulação de mercado, Gildasio Rocha, a fiscalização contínua além de assegurar maior segurança aos pais e consumidores durante a compra de materiais escolares, também ajuda a coibir a comercialização de produtos irregulares no mercado.
O Ibametro continuará realizando operações semelhantes em todo o estado. Em caso de irregularidade, o consumidor pode enviar uma denúncia para o telefone da Ouvidoria do orgão: 0800 071 1888.