Operação El Patron: Fazendas, Casas de Praia e Carros Teriam Sido Escondidos por Binho Galinha

Destaque Notícias

A investigação conduzida pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) sobre o deputado estadual Binho Galinha (PRD), em conjunto com outras entidades, envolveu uma análise financeira de locais ligados ao parlamentar. Ele é suspeito de fazer declarações falsas à Receita Federal, de acordo com as averiguações.

As transações financeiras das empresas ligadas ao esquema chamaram a atenção do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) por não terem sido comunicadas, conforme revelado pelo Bahia Notícias, que teve acesso exclusivo à denúncia do MP. A investigação apontou que houve ocultação ou dissimulação em várias situações de lavagem de dinheiro.

Entre os casos mencionados, está a suposta utilização de valores obtidos ilegalmente para comprar um terreno nos arredores de uma conhecida churrascaria em Feira de Santana, chamada “Los Pampas”. Além disso, houve ocultação de uma propriedade em um condomínio na região de Pedra do Descanso, na Vila Olímpia.

A denúncia inclui ainda sítios, casas de praia, fazendas, carros, motos e outros imóveis, como propriedades em bairros específicos de Feira de Santana, como Vila Suíça Confort Home e Condomínio Amarilis Residencial, e em outras cidades, como São Sebastião do Passé.

O deputado Binho Galinha é o principal alvo da Operação El Patron, realizada no final do ano passado em Feira de Santana. A operação resultou em mandados de prisão preventiva, busca e apreensão, além do bloqueio de contas bancárias e sequestro de propriedades. O MP-BA estima um prejuízo total de R$ 700 milhões, incluindo danos morais. Na época, o deputado afirmou confiar na Justiça e se colocou à disposição para esclarecer os fatos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *