A Polícia Federal (PF) está cumprindo seis mandados de busca e apreensão nas cidades de Jeremoabo e Paulo Afonso, localizadas no norte da Bahia. A ação, denominada Operação Jerimum, visa desmantelar um esquema que fraudava licitações da prefeitura de Jeremoabo para o serviço de transporte escolar, com superfaturamento de preços e desvio de recursos públicos.
De acordo com a PF, o esquema utilizava “laranjas” como donos das empresas contratadas, ocultando os verdadeiros beneficiários da fraude. Os suspeitos também mudavam a razão social das empresas para disfarçar a continuidade do esquema, ou incluíam novas empresas pertencentes ao mesmo grupo criminoso nas licitações fraudulentas.
Ainda segundo a PF, apesar das licitações serem realizadas por meio de pregões eletrônicos, apresentavam várias irregularidades, como a falta de disponibilização de todos os documentos ou links necessários para a participação de outras empresas, dificultando o acesso e resultando na desclassificação de participantes e na restrição da concorrência.
Aproximadamente 30 policiais federais estão executando os mandados judiciais, inclusive na sede da Secretaria Municipal de Educação de Jeremoabo. O objetivo é coletar provas que reforcem as evidências de fraudes e desvios de recursos públicos que prejudicam tanto o município quanto a União, além de identificar outros possíveis envolvidos.
O nome da operação, Jerimum, faz referência à origem do nome do município Jeremoabo, que vem do Tupi e significa “plantação de abóboras”. Ainda não há informações sobre a quantidade de dinheiro desviado.