Nesta quarta-feira, dia 7, foram cumpridos doze mandados de busca e apreensão durante a Operação ‘Sangue Oculto’, que apura a morte de oito pessoas durante uma abordagem policial em julho de 2023, em Itatim. A operação, conduzida pelo Ministério Público estadual através do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) e do Grupo de Atuação Especial Operacional de Segurança Pública (Geosp), junto com a Força Correicional Especial Integrada da Corregedoria Geral da Secretaria da Segurança Pública (Force) e a Corregedoria da Polícia Militar (Correg), resultou na apreensão de celulares, documentos e armas em Salvador, Feira de Santana, Itaberaba, Iaçu e Castro Alves. Além disso, a Justiça afastou os policiais militares envolvidos na investigação.
A investigação, que é um desdobramento do trabalho do Geosp, foca na abordagem feita por policiais militares da Rondesp Chapada no Morro do Tigre, em Itatim, no dia 30 de julho de 2023. Essa ação resultou na morte de duas mulheres e seis homens, incluindo três adolescentes, sendo a mais nova de 13 anos.
O Ministério Público encontrou indícios de que as vítimas foram executadas, e há suspeitas de que a cena do crime foi alterada. Inicialmente, o caso foi relatado como uma troca de tiros entre as vítimas e os policiais, mas as provas técnicas e perícias realizadas revelaram as verdadeiras circunstâncias dos fatos. O material apreendido hoje será crucial para a continuidade da investigação e possível responsabilização dos oito policiais militares envolvidos.