A Prefeitura de Salvador, em parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA), iniciou nesta terça-feira (18) o Programa Maior Cuidado (PMC) por meio de uma colaboração entre a Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (SEMPRE) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O objetivo é fornecer assistência integral e de qualidade a 50 idosos em situação de vulnerabilidade econômica e social, que já são referenciados nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e nas Unidades de Saúde da Família (USF) em Salvador.
A vice-prefeita e secretária de Saúde, Ana Paula Matos, enfatizou a abordagem integrada das secretarias, buscando coordenar a assistência social e a saúde para melhorar a vida dos idosos. O PMC se concentra em idosos dependentes e semi-dependentes, visando reduzir mortes evitáveis, internações desnecessárias e melhorar a qualidade de vida dos idosos, além de combater a violação de direitos.
O Secretário da SEMPRE, Júnior Magalhães, destacou o significativo avanço no cuidado com os idosos em situação de vulnerabilidade social, promovendo uma assistência integrada e de excelência para garantir-lhes dignidade e respeito.
Inspirado na experiência bem-sucedida de Belo Horizonte, onde o PMC já está em funcionamento há 12 anos, o projeto piloto em Salvador busca proporcionar cuidados socioassistenciais e de saúde aos idosos em suas residências, acompanhados por suas famílias.
O Programa contará com cuidadores sociais de idosos, seguindo um Plano de Cuidados Singular elaborado de forma integrada entre o CRAS e a USF, garantindo um atendimento abrangente e eficaz.
A implementação do Programa Maior Cuidado ocorrerá, inicialmente, em dois territórios específicos: no Distrito Sanitário Cabula/Beiru (CRAS Engomadeira e USF Estrada das Barreiras) e no Distrito Sanitário Cajazeiras (CRAS Cajazeiras 8 e USF Cajazeiras).
A atividade desta terça-feira (18) incluiu apresentações das experiências do PMC de Belo Horizonte e Grupos de Trabalho com 9 temáticas: Avaliação do idoso para inserção no projeto piloto; Termo de consentimento; Questionário de Avaliação de Resultados; Rotinas de cuidados da Assistência Social; Rotinas de cuidados da Saúde; Planilha Mensal de Monitoramento; Folha de acompanhamento diário do cuidador; Registro livre do cuidador e Solicitação de desligamento do programa.
Participaram da mesa de abertura da atividade o secretário Júnior Magalhães; Emanuele Rodovalho, diretora de Proteção Social Básica da SEMPRE; Raildes Alves, gestora do Fundo Municipal da Pessoa Idosa; o diretor do Instituto de Saúde Coletiva (ISC/UFBA), Luís Eugênio Portela Fernandes de Souza; a professora (ISC/UFBA) e coordenadora do projeto, Berenice Temoteo da Silva; e o coordenador de Atenção Primária à Saúde, Getisêmani Kundsen Menezes Santos.