No último domingo, dia 1º de outubro, um fato notável marcou as eleições para conselheiros tutelares em Salvador: o número de eleitores que compareceu às urnas dobrou em comparação com o pleito anterior. De acordo com dados divulgados pela Prefeitura de Salvador, um impressionante total de 69.652 eleitores participaram do processo, representando um aumento de 117% em relação a 2019, quando 32 mil pessoas votaram.
As eleições ocorreram em 430 seções distribuídas em 76 escolas na capital baiana, proporcionando uma ampla participação da comunidade. Vale destacar que esta foi a primeira vez que a eleição para os representantes dos Conselhos Tutelares aconteceu de maneira unificada em todo o Brasil, inclusive com o uso de urnas eletrônicas. Na Bahia, foram utilizadas 4.146 urnas para o processo.
Os 120 conselheiros e conselheiras eleitos nessa votação desempenharão suas funções nos 24 Conselhos Tutelares de Salvador durante o quadriênio de 2024 a 2028. Antes de assumirem seus cargos, eles passarão por um período de capacitação e tomarão posse no dia 10 de janeiro de 2024. Para conferir a lista completa dos eleitos, você pode acessar o site do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.