A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta terça-feira (11) a “Operação Xepa”, cumprindo 10 mandados de busca e apreensão nas cidades baianas de Ilhéus, Itabuna, Poções e Porto Seguro. A ação mira empresas de hortifruti suspeitas de sonegar tributos, de acordo com o portal G1.
A operação é fruto de uma investigação iniciada a partir de representações fiscais para fins penais apresentadas pela Receita Federal contra duas empresas do setor de hortifrutigranjeiros. Segundo a PF, essas empresas são suspeitas de sonegar tributos que ultrapassam R$ 10 milhões.
As investigações revelaram que as empresas de distribuição de hortifrutigranjeiros eram operadas por “laranjas” e envolvidas em um contexto de “total confusão patrimonial”. Elas realizavam um fluxo intenso de valores entre pessoas jurídicas e físicas dentro do grupo econômico. Nos balanços patrimoniais, empresas em nome dos filhos dos beneficiários efetivos acumulavam um patrimônio expressivo, adquirido através da compra de imóveis com recursos suspeitos e pagamentos diretos das empresas operacionais.