A Polícia Federal, em uma ação realizada na manhã de quarta-feira (25/10), deu início à Operação São José. O objetivo desta operação é cumprir mandados judiciais relacionados a uma investigação sobre irregularidades na contratação de uma empresa para a realização de serviços laboratoriais, que tem laços com o próprio prefeito da cidade, envolvendo recursos provenientes do Sistema Único de Saúde.
A investigação revelou que a Prefeitura de Queimadas, localizada no estado da Bahia, conduziu um processo de Inexigibilidade de Licitação em 2018 para a contratação de uma empresa para serviços laboratoriais. Notavelmente, essa empresa possuía vínculos com o prefeito em questão.
Durante o curso da investigação, descobriu-se que o prefeito já era proprietário de um laboratório de análise clínica na cidade. Durante seu mandato, ele supostamente contratou uma empresa de fachada, utilizando um intermediário, embora os serviços laboratoriais fossem, aparentemente, prestados pela própria empresa do prefeito desde pelo menos 2018.
Durante a realização do Inquérito Civil, conduzido pelo Ministério Público Federal (MPF) para apurar as irregularidades, os gestores municipais se recusaram a fornecer cópias dos procedimentos licitatórios investigados, apesar de terem sido notificados de forma apropriada para apresentar a documentação solicitada.
Neste momento, estão sendo cumpridos seis mandados de busca e apreensão, emitidos pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região, todos na cidade de Queimadas.
Os indivíduos sob investigação serão confrontados com acusações que abrangem uma série de crimes, incluindo responsabilidade do prefeito, fraude em licitação, bem como desobediência e corrupção passiva.