PIB brasileiro cresce 0,9% no terceiro trimestre e se equipara ao da China

Destaque Notícias

A economia brasileira teve um crescimento de 0,9% no terceiro trimestre de 2024 em comparação com os três meses anteriores, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (3).

Esse avanço do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro foi equivalente ao da China no período, sendo superado, entre as nações do G20, apenas pela Indonésia, com crescimento de 1,5%, e pelo México, que registrou 1,1%.

O levantamento abrange os meses de julho, agosto e setembro. Quando comparado ao mesmo trimestre de 2023, o PIB brasileiro apresentou uma alta de 4,0%.

Os principais impulsionadores do crescimento foram os setores de serviços e indústria, que tiveram altas de 0,9% e 0,6%, respectivamente. Por outro lado, o setor agropecuário sofreu uma retração de 0,9%.

Outras áreas também registraram crescimento expressivo, como Informação e Comunicação (2,1%), atividades financeiras, de seguros e serviços relacionados (1,5%) e atividades imobiliárias (1,0%).

No segmento industrial, o destaque foi para as indústrias de transformação, que cresceram 1,3%, enquanto outros setores, como Construção (-1,7%) e Eletricidade, gás, água, esgoto e gestão de resíduos (-1,4%), apresentaram quedas.

Na comparação com o ano anterior, o setor agropecuário acumulou uma retração de 3,5%, enquanto a indústria e os serviços mostraram avanços de 3,5% e 3,8%, respectivamente.

Embora os números estejam alinhados ou levemente acima das previsões, especialistas expressam preocupação com a inflação, que chegou a 4,77% nos últimos 12 meses, influenciada pela alta nos preços dos alimentos e das tarifas de energia elétrica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *