A Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres (SPM) promoveu uma ação de conscientização durante o Carnaval, com o tema “Folia não combina com Misoginia”, parte da Campanha Laço Branco. O objetivo é sensibilizar a população, especialmente os homens, sobre os direitos das mulheres em todas as situações.
Um destaque da campanha ocorreu durante o desfile do Bloco As Muquiranas, no circuito Osmar (Campo-Grande) neste sábado (10). O bloco esteve no centro de uma controvérsia relacionada ao uso de pistolas d’água, associadas a agressões contra mulheres no Carnaval do ano anterior. A partir deste ano, esses acessórios foram proibidos de acordo com a Lei 14.584, regulamentada pelo Governo do Estado.
Elisângela Araújo, titular da SPM, destacou a importância da ação, especialmente após a polêmica do ano anterior. Ela ressaltou o trabalho realizado para aprovar a lei e agradeceu o apoio do bloco na reativação da campanha contra a misoginia.
Os foliões do bloco expressaram apoio à proibição das pistolas d’água, destacando a importância de se adaptar em respeito às mulheres e ao próximo. Marcelo Silva, que desfila no bloco há sete anos, enfatizou que o que importa é a alegria, apesar da novidade da proibição das pistolas.