Plano Cicloviário de Salvador, linha 3 do BRT e terminal de recarga de ônibus elétricos serão lançados em agosto para promover uma mobilidade urbana sustentável

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Fotos: Betto Jr./ Secom

A Prefeitura de Salvador se prepara para um marco importante em agosto, quando será lançado o aguardado Plano Cicloviário da capital baiana, visando melhorar a mobilidade urbana e promover o uso de meios de transporte sustentáveis. Além disso, a cidade receberá o maior terminal público de recarga de ônibus elétricos do Brasil, um passo significativo rumo à redução das emissões de carbono. E, para impulsionar ainda mais o sistema de transporte público, o segundo trecho do BRT, ligando do Cidade Jardim à Estação da Lapa, está previsto para inauguração no início de 2024.

O prefeito Bruno Reis e os diretores da Prefeitura, juntamente com o titular da Secretaria de Mobilidade (Semob), Fabrizzio Muller, reuniram-se na última quarta-feira (19) para discutir o andamento dessas importantes ações que impulsionarão o futuro da mobilidade em Salvador.

Novos projetos da pasta também foram debatidos na reunião, incluindo a construção de um segundo terminal elétrico de ônibus no Vale dos Barris, a implantação da linha B3 do BRT, que oferecerá um trajeto circular pelos bairros Caminho das Árvores e Pituba, e intervenções viárias na região do Shopping da Bahia, incluindo a inauguração do pontilhão Marcos Freire. O prefeito tem dedicado esforços neste mês de julho para realinhar as ações que serão executadas ao longo do restante de 2023.

“Discutimos várias intervenções que vamos realizar nos próximos meses para melhorar a mobilidade e o trânsito em Salvador. Vêm aí muitos projetos importantes, muitas ações que contribuirão para uma melhor qualidade de vida do cidadão soteropolitano. Especialmente para aqueles que dependem do transporte público para se deslocar pela cidade. Hoje, tomamos uma série de decisões para construir uma cidade com melhor qualidade de vida, reduzindo o tempo de deslocamento para seus moradores, conectando todos os modais de transporte público e, assim, proporcionando maior satisfação aos usuários”, afirmou Bruno Reis.

Quanto ao BRT, o trecho 2, que abrangerá a região do Cidade Jardim até a Estação da Lapa, encontra-se em estágio avançado de obras, e a previsão é que entre em funcionamento no começo de 2024. A fim de operá-lo, a Prefeitura já planeja ampliar a frota de ônibus.

Em agosto, está prevista a inauguração do pontilhão Marcos Freire, conectando a Paralela à Av. Tancredo Neves, seguida pela operação da terceira linha do BRT, chamada de B3. A B3 percorrerá a Alameda das Espatódeas e a Paulo VI, chegando à orla e seguindo o trajeto atual do BRT até a Estação Rodoviária.

A B3 já tem uma frota de 22 ônibus pronta para operar, faltando apenas algumas intervenções viárias no trajeto. “Será uma linha circular de grande porte, aprimorando a dinâmica do sistema e proporcionando mais conforto às pessoas que se deslocam dos diversos bairros para essa região. Os passageiros chegarão ao seu destino com mais comodidade e rapidez”, explicou Fabrizzio Muller, titular da Semob.

O plano Cicloviário, a ser lançado em agosto, representa o primeiro plano de desenvolvimento do sistema cicloviário de Salvador, resultado de um extenso debate com a população. Ele apresentará a linha-mestre para que a capital baiana alcance níveis de mobilidade semelhantes aos das cidades mais bem-sucedidas do mundo nesse modal.

“Nosso objetivo é atingir índices de ciclovias comparáveis às das melhores cidades do Brasil e da Europa. Acreditamos que isso é possível e viável, e é por isso que desenvolvemos esse plano. Ele deve servir não apenas para esta gestão, mas também para as próximas, sendo um guia, uma bússola, que nos orientará em nosso caminho”, explicou Fabrizzio Muller.

Desde 2013, Salvador já expandiu suas ciclovias de 30 km para quase 300 km. O Plano Cicloviário prevê estratégias para alcançar 780 km de ciclovias na cidade. O documento inclui sugestões de intervenções em vários pontos da cidade, como nas regiões do Salvador Shopping, do Detran, do Dique do Tororó e do Vale do Ogunjá, por exemplo.

A elaboração do plano envolveu a realização de oficinas no Subúrbio 360, no espaço Boca de Brasa em Cajazeiras, no bairro de Patamares e em outras regiões, além de consulta pública por um mês no site da secretaria. “Foi um trabalho gratificante, pois percebemos uma grande evolução na mentalidade da cidade em relação às ciclovias nos últimos anos e acreditamos que essa mentalidade pode continuar evoluindo ainda mais. Por isso, fizemos questão de elaborar um plano participativo, envolvendo a sociedade e ouvindo suas demandas”, disse Muller.

E para fortalecer ainda mais a iniciativa em prol da sustentabilidade, o primeiro terminal de recarga dos ônibus elétricos do BRT está prestes a ser inaugurado em agosto, na região da Estação Rodoviária. “Trata-se do maior centro público de recarga de ônibus elétricos do Brasil, um projeto no qual estamos empenhados para oferecer à população. Todos os equipamentos da subestação já foram entregues”, explicou Fabrizzio Muller.

Com a futura implantação do trecho 2 do BRT, a Prefeitura também planeja a construção de outro terminal de recarga, desta vez mais próximo à Estação da Lapa, na Av. Vale dos Barris, no estacionamento situado na ladeira de acesso ao Politeama.

Adicionalmente, foram apresentadas ao prefeito Bruno Reis algumas sugestões de intervenções viárias, resultado de estudos realizados por uma empresa especializada no setor. Ess

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