O Departamento de Proteção à Mulher, Cidadania e Pessoas Vulneráveis (DPMCV) da Polícia Civil da Bahia, em parceria com a Concessionária Estação Nova Lapa, lança a campanha ‘Não se Cale’ neste sábado (3), com o objetivo de incentivar mulheres a denunciarem casos de importunação sexual durante o Carnaval. A ação inclui a distribuição de fitinhas com o slogan da campanha, abordagens educativas e esclarecimentos à população ao longo do dia.
A iniciativa visa combater a importunação sexual, crime estabelecido pela Lei 13.718 em setembro de 2018. A campanha abordará homens e mulheres para esclarecer dúvidas sobre o tema. A Delegada-Geral da Polícia Civil da Bahia, Heloísa Campos de Brito, destaca a importância da prevenção e do respeito às mulheres, ressaltando que a polícia está pronta para receber vítimas nos postos localizados no circuito.
Equipes da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) levarão a campanha ao Fuzuê, no sábado, e Furdunço, no domingo, na Barra, oferecendo orientações e distribuindo fitas coloridas com a mensagem da campanha e o número 181, do Disque Denúncia da Secretaria da Segurança Pública.
Durante o Carnaval, as equipes estarão em escala de plantão nos postos do Serviço Especializado de Respeito a Grupos Vulnerabilizados e Vítimas de Intolerância e Racismo (Servvir), localizados em pontos estratégicos. As vítimas de crimes contra a mulher poderão contar com o apoio das unidades especializadas, que estarão prontas para receber e acolher o público afetado.