A construção da ponte Salvador-Itaparica está programada para começar no final de 2024 e será finalizada até 2028, de acordo com informações da Concessionária Ponte Salvador-Itaparica. O presidente da concessionária, Cláudio Villas Boas, divulgou o prazo em entrevista ao site Poder 360. As empresas responsáveis pelo projeto são a CCCC (China Communications Construction Company) e a CRCC/CR20 (China Railway 20 Bureau Group Corporation).
Villas Boas explicou que o cronograma atualizado prevê a emissão da licença de instalação no segundo semestre de 2024, com o início das obras no final desse mesmo ano. Isso resultou no ajuste do início do contrato de concessão de 2055 para 2059.
O aumento nos preços dos materiais de construção, especialmente devido à Covid-19, afetou o planejamento da obra, levando à necessidade de reequilíbrio no contrato de concessão, que ainda não teve as obras iniciadas. Villas Boas enfatizou que o aditivo contratual para ajustar os termos do contrato é crucial para garantir segurança jurídica ao projeto.
Embora o aditivo ainda não esteja finalizado, Villas Boas indicou que as sondagens para a construção da ponte devem começar em dezembro, envolvendo a análise do solo para os pilares de sustentação, com um custo estimado de R$ 160 milhões.
Até o momento, o presidente da concessionária afirmou que o projeto não ficou mais caro. O investimento previsto na licitação era de R$ 7,7 bilhões e, atualmente, está em R$ 9 bilhões devido ao ajuste do IPCA. O real aumento nos custos só poderá ser estimado após a celebração do aditivo.
Em agosto, o governador Jerônimo Rodrigues mencionou que as readequações financeiras fizeram o projeto atingir aproximadamente R$ 13 bilhões. No entanto, Villas Boas esclareceu que esse valor é uma projeção dos ajustes do IPCA até 2028, enquanto a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) confirmou que o valor do contrato atualmente é de R$ 9 bilhões.