O Brasil registra um aumento significativo na população indígena, com quase 1,7 milhão de indivíduos, de acordo com os dados recentemente divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A Bahia se destaca com 229.103 indígenas, posicionando-se como o segundo estado com a maior população indígena no país, representando 1,62% de seus habitantes.
Salvador, por sua vez, assume o quarto lugar entre as cidades brasileiras que mais acolhem essa comunidade, consolidando-se como a segunda capital mais indígena do Brasil. O estado da Bahia ainda abriga outras cidades com expressiva presença indígena, incluindo Porto Seguro, em 14° lugar, e Ilhéus, em 21°.
Nacionalmente, houve um impressionante crescimento de 88,8% no número absoluto de pessoas autodeclaradas indígenas entre os anos de 2010 e 2022. No entanto, vale ressaltar que a comparação entre os dois períodos não é totalmente precisa, devido a mudanças na metodologia de pesquisa.
Enquanto a contagem de 2010 possivelmente sofreu subnotificações, o censo mais recente em 2022 apresenta melhorias significativas devido ao aprimoramento das ferramentas de coleta de dados ao longo desses 12 anos.