Um post discriminatório de uma loja localizada em Caetité, no Médio Sudoeste baiano, ganhou destaque nas redes sociais. O estabelecimento, chamado SD Presentes, compartilhou uma mensagem de vaga de emprego com critérios específicos, como ser “mulher, solteira, sem filhos, expressiva, gentil, dócil e Branca, além de ter no mínimo 18 anos e ensino médio completo”.
Após a repercussão, a postagem foi removida. De acordo com informações do Achei Sudoeste, o Conselho Municipal da Promoção da Igualdade Racial emitiu uma nota de repúdio, classificando o episódio como um caso de racismo, misoginia e machismo.
Um dos filhos do proprietário da loja, Alan Vinícius Ribeiro, se manifestou, discordando da atitude do pai, que teria sido o autor da mensagem. Ele afirmou que seu irmão e a mãe também não concordam com a postura discriminatória. Alan Vinícius Ribeiro declarou: “Não temos nenhuma ligação com a conduta do meu genitor. Assumimos a responsabilidade apenas pelos nossos atos e pedimos que as medidas apropriadas sejam tomadas para evitar a repetição de práticas como essa”.