No último sábado, dia 8 de julho, a prefeitura de Feira de Santana divulgou a confirmação de mais um óbito causado pela dengue grave. A vítima foi uma adolescente de apenas 13 anos, tornando-se a quarta pessoa a falecer em decorrência da doença no estado da Bahia. Infelizmente, o comunicado não especificou a data exata do falecimento da jovem.
A confirmação do caso ocorreu após a análise das amostras que foram encaminhadas pela Vigilância Epidemiológica ao Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen). Além da adolescente, no mês de junho, um homem de 36 anos e uma jovem de 20 anos também perderam a vida devido a complicações relacionadas à dengue grave.
Os números da dengue em Feira de Santana são alarmantes em 2023, com um total de 734 casos confirmados da doença. Diante dessa situação preocupante, a vigilância orienta que qualquer pessoa que apresente sintomas da doença procure imediatamente uma unidade de saúde. Esses sintomas incluem febre alta, com duração de dois a sete dias, dor atrás dos olhos, na cabeça, no corpo e nas articulações, náusea, vômito, diarreia e manchas vermelhas na pele, com ou sem coceira.
Nos casos mais graves, é essencial que o paciente busque atendimento de forma imediata nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Policlínicas Municipais. A prefeitura reforça a importância de estar atento aos sinais da doença e de agir rapidamente para evitar complicações mais sérias.