Prefeitura de Salvador atualiza mapeamento cartográfico com geração de 20 mil imagens

Salvador

A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal da Fazenda, deu um passo importante na modernização tecnológica em benefício da população. Nesta segunda-feira, foram iniciados os trabalhos de atualização do mapeamento cartográfico da cidade. O processo utilizará um avião equipado com uma câmera de alta resolução para capturar as imagens. O último mapeamento aéreo foi realizado em 2017.

O objetivo dessa medida é atualizar as informações aereofotográficas da capital baiana, possibilitando que a administração municipal realize pesquisas, estudos e ações de desenvolvimento urbano, regularização do patrimônio público e aprimoramento do cadastro imobiliário, incluindo identificação de áreas, inscrições e domínio.

O projeto prevê a cobertura fotográfica dos 415 km² de Salvador em escala 1:1.000. A cidade foi dividida em sete blocos e 340 faixas, o que resultará na geração e processamento de mais de 20 mil imagens. Além disso, o contrato deste ano traz uma novidade significativa: o mapeamento terrestre móvel (360°) de 2.500 km de vias e ruas, permitindo obter informações geoespaciais completas sobre a infraestrutura da cidade. Ambas as ações ocorrerão simultaneamente.

Giovanna Victer, secretária da Fazenda, destacou a importância dessa atualização para o planejamento de políticas públicas. Ela enfatizou que, nos últimos seis anos, a cidade passou por mudanças significativas e que o novo mapeamento permitirá uma redescoberta do território municipal, garantindo o melhor uso dos recursos públicos. Victer ressaltou que o uso de alta tecnologia e a análise de dados são essenciais para aperfeiçoar processos e otimizar serviços. Com a atualização, será possível identificar as características de cada bairro ou região, como o tipo de comércio ou serviço predominante, além de verificar possíveis construções de equipamentos públicos ou infraestruturas e analisar o padrão construtivo, entre outras ações.

A atualização do mapeamento cartográfico de Salvador será realizada pelas empresas Fototerra e Metro Cúbico Engenharia, dividida em oito etapas e tem previsão de conclusão em 8 meses, podendo variar devido às condições meteorológicas.

A Fundação Politécnica da Universidade Federal da Bahia (UFBA) apoiará a Sefaz no projeto, fiscalizando os equipamentos e validando os produtos obtidos após cada voo. Segundo informações da secretaria, mais de 50 pessoas, incluindo servidores, acadêmicos e colaboradores das empresas, estarão envolvidas no processo.

O Sistema Cartográfico e Cadastral do Município (SICAD) foi lançado oficialmente em 2017 e está disponível ao público por meio do site cartografia.salvador.ba.gov.br. Com essa ferramenta, é possível visualizar toda a cidade de Salvador em alta qualidade, com ou sem vegetação e edificações, além de realizar pesquisas sobre ruas. Também é possível imprimir imagens e medir distâncias.

Fotos e texto: Ascom Sefaz

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