Prefeitura de Salvador lança Censo da População em Situação de Rua e inaugura 10 Unidades de Acolhimento para Dependentes Químicos

Destaque Salvador

O prefeito de Salvador, Bruno Reis, reuniu-se com os diretores e o titular da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), Júnior Magalhães, para alinhar as ações do segundo semestre de 2023. A cidade se adiantou à decisão do ministro do STF e já possui um censo da população em situação de rua pronto para ser publicado. O estudo revelou mais de 5 mil pessoas em tal condição. Com base nos dados completos do censo, a Prefeitura lançará programas sociais direcionados a essa população.

Júnior Magalhães, titular da Sempre, ressaltou que o censo fornece um diagnóstico aprofundado sobre o perfil das pessoas em situação de rua, possibilitando a elaboração de ações mais eficazes. Uma das conclusões do estudo foi a relação com a dependência de substâncias psicoativas. Para acolher essa população, a Prefeitura está contratando 10 unidades de acolhimento transitório, onde as pessoas poderão receber ajuda para superar suas dependências.

Além disso, a Prefeitura lançou em 2023 o programa Moradia Assistida, que oferece casas mobiliadas para famílias em situação de rua, cujos membros fazem uso abusivo de drogas e não se adequam aos modelos atuais de residência provisória. O programa tem como meta atender até 100 pessoas com esse perfil.

Outra iniciativa da Sempre é a ampliação do atendimento na sede do CadÚnico, com 40 estações de atendimento e uma média de 1,5 mil cadastros por dia. O CadÚnico itinerante e os mutirões de atendimento também têm alcançado milhares de pessoas em 2023. O objetivo é atualizar o cadastro de mais de 400 mil famílias até o final do ano, para evitar bloqueios de benefícios do Bolsa Família.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *