Fotos: Valter Pontes/Secom
Nesta segunda-feira (19), a Prefeitura realizou a entrega de mais uma obra de contenção de encosta em área de risco. Dessa vez, a intervenção ocorreu na Rua Getúlio Vargas, no bairro do Lobato, no Subúrbio Ferroviário de Salvador. A inauguração contou com a presença do prefeito Bruno Reis e do secretário de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Luiz Carlos de Souza. O objetivo é proporcionar maior segurança aos moradores da região, prevenindo deslizamentos de terra, especialmente em dias chuvosos. A obra, que conta com cortina atirantada e concreto projetado, abrange uma área de 255 m² e recebeu um investimento de aproximadamente R$ 3 milhões.
O prefeito destacou que as ações da Prefeitura são contínuas e visam garantir qualidade de vida e tranquilidade para a população. “Atualmente, entre obras já concluídas, autorizadas e em execução, temos 507 áreas protegidas. Nos últimos anos, conseguimos resolver 50% das áreas de risco identificadas pelo IBGE em Salvador. Sabemos que a cidade é dinâmica e novas áreas de risco podem surgir. Cada uma delas possui pontos que exigem atenção. Por isso, novos projetos continuam sendo desenvolvidos. Continuaremos trabalhando, buscando recursos e identificando as áreas mais necessitadas para garantir segurança e tranquilidade para toda a população”, afirmou.
De acordo com o prefeito, mais de 100 famílias serão beneficiadas com essa intervenção. “Essa obra é de extrema importância para restabelecer a mobilidade na Rua Getúlio Vargas e proporcionar segurança aos moradores da região. Ao todo, mais de 100 famílias serão beneficiadas. Essa é apenas uma das muitas obras de contenção entregues pela Prefeitura nos últimos anos, incluindo as já inauguradas, as que estão em execução e as que foram autorizadas. Nunca antes se investiu tanto na proteção de áreas de risco”, acrescentou.
O secretário da Seinfra ressaltou que essa intervenção traz mais segurança aos moradores e melhora a mobilidade na região. “Os moradores reconhecem que essa obra facilita a mobilidade nessa importante rua do bairro. Além disso, ela também melhora o acesso para os serviços de emergência, o que era bastante difícil anteriormente. Agora, ambulâncias, policiais e outros veículos terão acesso mais fácil a essa região. Temos certeza de que estamos proporcionando segurança e tranquilidade a todos, contribuindo para uma cidade cada vez melhor”, afirmou.
Antônio de Moura, um aposentado que trabalhou como motorista de ônibus, de 75 anos, conheceu as dificuldades de acordar no meio da madrugada por causa dos deslizamentos de terra na Rua Getúlio Vargas ao longo de mais de cinco décadas. “Era terrível. Nem mesmo táxis ou carros de