O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), reafirmou seu compromisso em votar a reforma tributária na Casa até sexta-feira desta semana, buscando um consenso. Em uma nota divulgada na noite de terça-feira (4), Lira afirmou que continua a ouvir diversos setores da sociedade, incluindo governadores, prefeitos e empresários, com o objetivo de alcançar o consenso necessário para avançar com a proposta.
Aguinaldo Ribeiro (PP), relator do projeto, está recebendo sugestões de alterações no texto e está debatendo as propostas. No entanto, a reforma tem enfrentado críticas por parte de prefeitos, que alegam que a medida prejudicará a autonomia municipal. A Frente Nacional de Prefeitos chegou a solicitar o adiamento da votação, mas Lira negou o pedido. Por outro lado, o PL tem organizado uma mobilização com o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) contra a reforma.
O calendário de votações definido por Lira para esta semana na Câmara tem como foco as propostas econômicas, visando acelerar a tramitação de projetos como a reforma tributária e o arcabouço fiscal.