O Programa Mulher no Volante, uma iniciativa da Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), em parceria com o Sest/Senat, oferece cursos gratuitos para mulheres interessadas em obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) dos tipos A, B, C e D. Além disso, o programa também proporciona cursos profissionalizantes para a inserção das mulheres no mercado de trabalho como motoristas remuneradas. Desde o início do programa no ano passado, já foram oferecidas 250 formações, que serão concluídas até o final deste ano.
Recentemente, mais cinco participantes foram aprovadas nos cursos exclusivos, que cobrem todos os custos relacionados à obtenção da primeira CNH, mudança de categoria e ainda oferecem cursos de formação para mototaxistas, taxistas, motoristas de veículos coletivos de passageiros e condutoras de veículos de emergência.
Célia Ribeiro Moreira, contemplada com a primeira CNH na categoria B, sempre sonhou em se tornar uma motorista habilitada, mas não tinha condições financeiras para investir nisso. No entanto, graças ao programa gratuito da Prefeitura, ela conseguiu realizar esse sonho. Célia expressa sua felicidade com o projeto, pois ele incentiva as mulheres a aprender a dirigir, tornando-as independentes e abrindo oportunidades de carreira no trânsito. Ela concluiu a categoria B, sua primeira habilitação, e está extremamente satisfeita com a conquista.
Célia destaca a qualidade dos ensinamentos teóricos e práticos oferecidos pelo programa, elogiando a equipe de professores pela sua dedicação e cuidado. Ela expressa gratidão e torce para que todas as mulheres que participaram do programa também consigam obter suas carteiras de habilitação, enfatizando a importância da união entre as mulheres.
Célia Moreira, que recebe apoio do Centro de Referência de Atenção à Mulher Loreta Valadares (CRAMLV), vinculado à SMPJ, ficou sabendo do projeto por meio das redes sociais oficiais da secretaria e se inscreveu imediatamente. Ela encoraja outras mulheres a fazerem o mesmo.
A titular da SPMJ, Fernanda Lordêlo, comemora os resultados positivos do Programa Mulher no Volante, ressaltando que as alunas estão sendo aprovadas nos exames do Detran e ampliando suas perspectivas de atuação no mercado de trabalho. Ela confirma que já está em negociação com o Sest/Senat para uma nova edição do programa em 2024.
O curso para obtenção da primeira CNH inclui o laudo do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), exames clínicos e psicológicos, aulas teóricas e práticas, Licença de Aprendizagem de Direção Veicular (LADV), telemetria e aluguel de veículo. Já a preparação para mototaxistas abrange orientação psicológica, curso de inglês, laudo e exame psicológico, além do curso específico para mototaxistas.
As inscritas para a CNH de taxistas passam por curso de inglês para taxistas e têm direito ao laudo e exame psicológico. Já as mulheres que desejam obter a habilitação tipo D, que permite dirigir veículos de passageiros, serão beneficiadas com o laudo do Detran, mudança de categoria (caso já tenham CNH), exame toxicológico, aulas práticas da categoria B para D, exames clínicos e psicológicos, aluguel de veículo, LADV e telemetria.