A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) informou ao que o contrato com a empresa responsável pelo projeto executivo foi assinado em abril e terá conclusão prevista para outubro deste ano. Durante esse período, espera-se que o projeto executivo esteja pronto, com uma previsão de conclusão da elaboração em 60 dias.
O objetivo da Seinfra é estabelecer caminhos subterrâneos ligando a Barroquinha ao Pelourinho e o Elevador do Taboão à Ladeira da Montanha. O valor aprovado pela Câmara Municipal para as obras é de R$ 300 milhões. No entanto, a secretaria informou que a elaboração do projeto está sujeita a ajustes no orçamento final, impossibilitando uma estimativa precisa do investimento necessário no momento.
Em relação ao cronograma das obras, a Seinfra ainda não possui uma previsão para o início e conclusão das mesmas. No entanto, já foi confirmada a ligação do túnel à estação de metrô Campo da Pólvora, denominada ligação Comércio – Estação Campo da Pólvora. Também está previsto um projeto de esteira rolante na Ladeira da Ordem Terceira, com o objetivo de facilitar o acesso à Rua Inácio Acioli.
Além disso, a proposta contempla a requalificação de um casarão na Rua Guindaste dos Padres, no Comércio, porém, aguarda aprovação do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). A intenção é que o imóvel seja utilizado como um espaço de apoio para a operação da passagem subterrânea, contando com cafés, lojas e áreas de interação.