Quem não compareceu ao primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, ocorrido no domingo (3), pode pedir uma nova chance para realizar a prova, desde que apresente uma justificativa válida, como problemas de saúde ou dificuldades no local do exame. A reaplicação está marcada para os dias 10 e 11 de novembro.
Para solicitar a reaplicação, os interessados devem acessar a Página do Participante, no site do INEP, entre 11 e 15 de novembro. São aceitos motivos como contágio por doenças infecciosas, incluindo tuberculose, meningite, coqueluche, varíola, sarampo, entre outras listadas pelo INEP.
Questões logísticas, como falta de energia elétrica, desastres naturais, falhas estruturais no local ou erros de execução, também podem justificar o pedido. Estudantes que tenham sido direcionados para fazer a prova a mais de 30 km de casa podem solicitar a reaplicação, caso desejem.
Todos os pedidos serão analisados conforme registros locais, como alertas da Defesa Civil para desastres. Em casos de doenças, o participante deverá apresentar um atestado médico.
Vale lembrar que, caso o candidato tenha faltado apenas ao primeiro dia do exame, ainda poderá realizar a prova do segundo dia, que ocorrerá na data regular, em 10 de novembro.