Nesta sexta-feira (16), as prefeituras de Salvador e Vitória da Conquista estabeleceram uma parceria para a implantação do projeto Governando com as Pessoas no município do Sudoeste baiano, tendo como referência o programa Ouvindo Nosso Bairro (ONB) da capital baiana. Assim como em Salvador, o objetivo é promover a participação efetiva da população por meio de consultas realizadas nos bairros.
O termo de cooperação técnica foi assinado pelo prefeito de Salvador, Bruno Reis, e pela prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos, em uma solenidade realizada no auditório Lúcia Dórea (Cemae), no município do Sudoeste baiano. O evento contou com a presença dos secretários de Governo de ambas as cidades, Cacá Leão e Geanne Oliveira, respectivamente, além de outros gestores municipais e lideranças políticas.
O prefeito Bruno Reis comemorou a parceria, destacando como iniciativas desse tipo podem beneficiar a população. “É muito importante estarmos mais próximos, para aproveitarmos boas iniciativas que estão ocorrendo em cidades como Vitória da Conquista, assim como Vitória da Conquista pode aproveitar boas iniciativas de Salvador”, afirmou Bruno Reis.
Com a parceria, a Prefeitura de Salvador fornecerá para a administração conquistense o sistema do Ouvindo Nosso Bairro, disponibilizando o código-fonte e a estrutura do banco de dados do programa. A partir disso, a Prefeitura de Vitória da Conquista desenvolverá o projeto Governando com as Pessoas, contando com representantes das secretarias de Governo de ambos os municípios para atuar nesse processo.
“Nós desenvolvemos esse sistema. Já possuímos a tecnologia, a experiência e o conhecimento necessário. Vamos fornecer suporte técnico. O Ouvindo Nosso Bairro, o maior programa de escuta popular de Salvador, agora chega a Vitória da Conquista com o Governando com as Pessoas. Precisamos ouvir quais são as prioridades das pessoas, quais intervenções e obras elas consideram prioritárias para seus bairros. Tenho certeza de que, com o projeto lançado por Sheila hoje de manhã, a qualidade de vida das pessoas que vivem em Conquista melhorará ainda mais, elevando a qualidade de sua gestão”, acrescentou Reis.
Com a implantação da iniciativa, cada cidadão de Vitória da Conquista poderá sugerir até três obras a serem priorizadas em seu bairro. As sugestões mais votadas passarão por análise técnica e de viabilidade econômica, e as propostas viáveis serão aprovadas. Em seguida, será realizada uma votação totalmente digital para definir as três obras a serem executadas pela administração municipal.
A prefeita Sheila Lemos enfatizou o sucesso do Ouvindo Nosso Bairro. “Vamos utilizar essa ferramenta aqui porque queremos ouvir aqueles que estão nos bairros,