No último domingo (2), o prefeito Bruno Reis anunciou o novo Plano Cicloviário de Salvador. Um dos objetivos principais é expandir a rede cicloviária da cidade para 700 km nos próximos 10 anos. De acordo com documentos obtidos pelo Bahia Notícias, o plano estabelece metas em quatro fases: imediata, curto, médio e longo prazo.
Segundo a prefeitura, a escolha dos trechos prioritários para a implantação da infraestrutura cicloviária considera a rede já existente (para ações imediatas) e as futuras expansões (para ações de longo prazo), baseadas no PlanMob Salvador de 2018.
O plano é dividido em cinco eixos principais: melhorias na rede cicloviária atual, eliminação de descontinuidades críticas, implementação de trechos previstos no Plano de Mobilidade de Salvador, criação de novas ciclovias, e instalação de novos bicicletários e paraciclos.
A infraestrutura para estacionar bicicletas é abordada em três pilares: bicicletários, paraciclos e estações de compartilhamento. Os bicicletários, geralmente fechados e seguros, são destinados a estacionamentos de longa duração.
Atualmente, os principais bicicletários de Salvador estão nas estações da Linha 2 do Metrô e em algumas da Linha 1, além de grandes centros comerciais como shoppings e supermercados de atacado.
A prefeitura destaca o bicicletário da Ribeira, o único gerido pelo Movimento Salvador Vai de Bike (MSVB). Inaugurado em 2022, ele fica na região da Ribeira, ao lado do Terminal Marítimo Plataforma/Ribeira, perto do transporte coletivo.
O plano prevê a instalação de 79 novos bicicletários, oferecendo um total de 1.266 vagas para bicicletas.
Os paraciclos, destinados a estacionamentos de curta duração, são mais comuns próximos a estabelecimentos comerciais como restaurantes, bares, hotéis e supermercados.
Plano Cicloviário
Durante o evento de lançamento, o prefeito Bruno Reis assinou uma ordem de serviço para obras de novas conexões cicloviárias, incluindo um trecho na Praia da Paciência, no Rio Vermelho, e a ligação entre a Vila Caramuru, também no Rio Vermelho, e Amaralina.
O plano inclui diversas intervenções para melhorar a acessibilidade, como rampas, pisos táteis para pessoas com deficiência, e novas ciclovias. A Avenida Bonocô passará por requalificação, e a Prefeitura investirá R$ 19 milhões na Avenida Suburbana para garantir uma ciclovia mais segura.