O Programa Vida Nova Empregabilidade, promovido pela Prefeitura de Salvador, já inseriu 50 pessoas que viviam em situação de rua no mercado de trabalho formal. Esses cidadãos foram contratados com carteira assinada para atuar em unidades ligadas à Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre).
Além do emprego, os beneficiados recebem apoio financeiro para aluguel social e compra de móveis e eletrodomésticos, além de capacitação profissional, incentivo à educação e acompanhamento socioemocional. A iniciativa busca oferecer suporte integral para a reintegração social dessas pessoas.
A vice-prefeita Ana Paula Matos ressaltou o impacto do programa. “O Vida Nova Empregabilidade vai muito além de reinserir no mercado. Ele devolve dignidade e cria oportunidades de recomeço, respeitando a individualidade e a trajetória de cada pessoa”, destacou.
Os participantes, inicialmente acolhidos em Unidades de Acolhimento Institucional (UAIs), foram encaminhados para casas do programa Moradia Assistida ou passaram a contar com o auxílio aluguel. Hoje, eles desempenham funções em serviços municipais como Restaurantes Populares, Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Academias Salvador, com todos os direitos trabalhistas assegurados, incluindo plano de saúde, vale-alimentação e transporte.
De acordo com o secretário da Sempre, Júnior Magalhães, o programa também promove ações para restabelecer vínculos familiares e realiza oficinas de desenvolvimento emocional e redução de danos para pessoas que enfrentaram dependência de substâncias. “É uma política integrada que atua em diversas frentes para garantir a reintegração social”, explicou.
A iniciativa conta ainda com o apoio das secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec) e Educação (Smed).