A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) deu início à campanha Novembro Azul, que traz uma agenda extensa com foco na saúde do homem e destaca a importância de prevenção e detecção precoce de doenças, especialmente o câncer de próstata e o diabetes. Durante o mês, diversas atividades estarão disponíveis tanto na capital quanto no interior, incluindo palestras, rodas de conversa, consultas e exames especializados.
A secretária de saúde, Roberta Santana, reforça que “a saúde do homem precisa ser uma preocupação contínua, indo além das consultas, e que é fundamental combater estigmas e fortalecer o autocuidado.” Ela também aponta que o objetivo é aproximar os homens dos serviços de saúde, oferecendo atendimento integral e de qualidade.
Entre as ações, estão incluídas consultas com urologistas e exames de PSA (Antígeno Prostático Específico) no Hospital Geral Roberto Santos e no Centro Estadual de Oncologia (Cican). Também estão previstos atendimentos especializados para homens transexuais e pessoas não-binárias, com consultas de ginecologia e mastologia no Hospital da Mulher Maria Luzia Costa dos Santos. Esses serviços serão realizados mediante agendamento, que será detalhado em breve.
A campanha alcança toda a Bahia, contando com unidades de saúde no interior, como a Policlínica de Vitória da Conquista, que promoverá consultas de urologia e atividades educativas. Outros hospitais e centros especializados, em Salvador e em várias cidades do interior, também se mobilizam no Novembro Azul, fortalecendo o cuidado preventivo para a saúde masculina.