SSP-BA mobiliza 3,5 mil agentes para garantir segurança no Festival Virada

Notícias

Três mil policiais e bombeiros serão destacados para garantir a segurança no Festival Virada Salvador 2023/2024, na Arena Daniela Mercury, na orla Boca do Rio, em Salvador. A Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) organizou um esquema que inclui Reconhecimento Facial, postos de atendimento ao público e até mesmo a utilização piloto de uma ferramenta para contagem do público.

A tecnologia de Reconhecimento Facial será empregada para identificar possíveis foragidos da Justiça durante o evento. Além disso, a SSP-BA utilizará, pela primeira vez em caráter experimental, uma ferramenta para contagem do público.

Diversas entidades, como as Superintendências de Telecomunicações (Stelecom), de Inteligência (SI), de Gestão Tecnológica e Organizacional (SGTO), e de Gestão Integrada da Ação Policial (Siap), da Corregedoria-Geral, da SSP, Embasa, CCR Metrô, Coelba, Secretarias Municipais e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência estarão presentes no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), no COI, que será ativado horas antes do início do festival.

Em um posto integrado, profissionais da Superintendência de Prevenção à Violência (Sprev) da SSP oferecerão acolhimento a pessoas em vulnerabilidade, especialmente ao público LGBTQIAPN+. Além disso, realizarão atendimentos preventivos para conscientizar sobre violência de gênero e importunação sexual, fornecendo também os primeiros atendimentos às mulheres vítimas de violência.

A Polícia Militar da Bahia empregará equipes para o policiamento ostensivo nas áreas interna e externa, com viaturas de duas e quatro rodas. Detectores de metais serão utilizados nos Portais de Abordagens para evitar a entrada de objetos que possam colocar em risco a integridade do público.

A Polícia Civil estará presente com uma Delegacia Especial de Área (DEA) no circuito do Festival da Virada, oferecendo recepção ao público e registro de ocorrências. Os foliões também terão a opção de utilizar a Delegacia Digital para formalizar queixas, contando com o auxílio do Assistente Virtual Paulo César 2.0 por meio do WhatsApp.

O Departamento de Polícia Técnica (DPT) contará com equipes durante todo o evento, com peritos criminais, médico-legais, odonto-legais e técnicos prontos para responder às demandas. Por fim, cerca de 300 profissionais do Corpo de Bombeiros Militar realizarão resgates e salvamentos, contando com um caminhão de combate a incêndio e uma viatura de resgate, além de postos estratégicos elevados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *