Apesar de não estar diretamente afetada pela quarta onda de calor prevista para o país em maio, a Bahia enfrenta um aumento significativo nas temperaturas, especialmente na região oeste. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os termômetros podem subir até 5ºC acima da média nos próximos dias.
No último sábado (27), Barra registrou a maior temperatura do estado, atingindo 34°C. As previsões indicam que até o dia 2 de maio, a máxima pode chegar a 37ºC na região. Em Barreiras, também no oeste baiano, os termômetros marcaram 33,1ºC no sábado, com previsão de alcançar os 37ºC.
A onda de calor é caracterizada pelo aumento de 5ºC na temperatura média por no mínimo cinco dias consecutivos. Quando as temperaturas estão de 3ºC a 5ºC acima da média, também é considerado um cenário de calor intenso.
O meteorologista Glauco Freitas, do Inmet, explica que a persistência de uma massa anticiclônica é responsável pela onda de calor durante o outono. Essa condição resulta em um aquecimento gradual da atmosfera e perda de umidade. Freitas destaca que um bloqueio atmosférico no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina impede que sistemas frontais com chuvas e baixas temperaturas avancem em direção ao centro do país, contribuindo para o cenário de calor intenso.