O presidente do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, convocou uma reunião de emergência com os membros do partido, após a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de tornar o ex-presidente Jair Bolsonaro inelegível. A informação foi divulgada pelo colunista Lauro Jardim, do Jornal O Globo.
De acordo com as informações apuradas pelo colunista, o encontro ocorrerá na sede do partido e contará com a presença dos presidentes regionais do PL, das bancadas de deputados e senadores, além do próprio ex-presidente Bolsonaro.
Segundo a coluna, a reunião tem como objetivo reverter a situação política do partido e restaurar sua reputação. De acordo com Lauro Jardim, o PL busca desvincular-se da imagem de apatia que se estabeleceu tanto durante o julgamento de Bolsonaro pelo TSE quanto nos momentos subsequentes à decisão. Nas redes sociais, onde o bolsonarismo sempre demonstrou força, não houve comoção especial, e nas ruas também não se registrou qualquer protesto.
No PL, justifica-se a apatia como um “medo do Xandão”, mencionando um suposto temor de prisão ou multas.
Com a inelegibilidade de Bolsonaro, o PL pode articular uma mudança na liderança do partido, especulando-se que o governador de São Paulo, Tarcísio Freitas, ou o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, assumam posições de destaque.