Em um clássico de leões, o Vitória saiu vitorioso nesta quarta-feira (19) ao derrotar o Sport por 2 a 1 na Ilha do Retiro, retomando assim a liderança da Série B do Campeonato Brasileiro.
A equipe comandada por Léo Condé alcançou os 34 pontos em 18 rodadas, reconquistando o topo da tabela. Enquanto isso, o Leão da Ilha caiu para a quinta colocação, somando 32 pontos.
No primeiro tempo, o jogo começou com as duas primeiras finalizações partindo do Sport. Labandeira, aos dois minutos, e Luciano Juba, aos seis, ameaçaram o gol de Lucas Arcanjo.
Aos 11 minutos, Osvaldo respondeu com um meio voleio de esquerda, mas a bola passou à esquerda do gol defendido por Renan.
A partida seguiu movimentada, e aos 15 minutos, Wellington Nem combinou bem com Gegê, e Mateus Gonçalves tentou o chute colocado, mas o goleiro Renan fez a defesa.
Aos 25 minutos, o Sport voltou a causar perigo. Felipinho cruzou na área, e Lucas Arcanjo afastou mal, proporcionando uma chance clara para Ewerthon, que quase abriu o placar, mas Dudu e Wagner Leonardo evitaram o gol.
O Vitória também teve suas oportunidades, e aos 30 minutos, Wellington Nem cobrou um escanteio fechado que resultou em uma defesa de Renan e um rebote que Yan não conseguiu aproveitar.
Já nos acréscimos do primeiro tempo, aos 45 minutos, Luciano Juba lançou um belo passe para Ronaldo Henrique dentro da área, mas Lucas Arcanjo conseguiu abafar o chute do volante, que mandou para fora.
No entanto, o primeiro gol da partida foi um gol contra. Logo na sequência, Mateus Gonçalves recebeu pelo lado esquerdo e cruzou a bola, que acabou batendo em Rafael Thyere antes de entrar nas redes.
No segundo tempo, o Sport voltou pressionando em busca do empate. Aos dois minutos, Edinho cobrou escanteio na área, e depois de um bate-rebate, Lucas Arcanjo salvou o Vitória.
Mas, novamente, um gol contra aconteceu em favor do Sport. Aos cinco minutos, Edinho cobrou outro escanteio, e Camutanga, do Vitória, acabou marcando o segundo gol contra da partida.
No entanto, aos 20 minutos, o Vitória mostrou sua força e ampliou a vantagem. Zé Hugo, que havia acabado de entrar em campo, cortou para a direita após uma cobrança de escanteio e mandou uma bomba, sem chances para Renan.
O jogo continuou movimentado, e aos 44 minutos, Matheusinho finalizou cruzado após receber a bola de Zé Hugo, mas Renan mandou para escanteio.
Fábio Matheus, do Sport, quase empatou aos 49 minutos com um chute de fora da área, mas a bola passou à direita do gol de Lucas Arcanjo.
Com esse resultado, o Vitória assegurou a vitória e a liderança na Série B. O próximo desafio do time será contra a Chapecoense, na próxima segunda-feira (24), às 19h, no Barradão, pela 19ª rodada da competição.
FICHA TÉCNICA:
Sport 1 x 2 Vitória
Série B – 18ª rodada
Local: Ilha do Retiro, em Recife (PE)
Data: 19/07/2023 (quarta-feira)
Horário: 21h30
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (SP)
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse e Luiz Alberto Andrini Nogueira (ambos de SP)
Quarto árbitro: Michelangelo Martins de Almeida Júnior (PE)
VAR: Emerson de Almeida Ferreira (MG)
Cartões amarelos: Igor Cariús (Sport) / Railan, Felipe Vieira, Camutanga e Zé Hugo (Vitória)
Gols: Camutanga (contra) (Sport) / Rafael Thyere (contra) e Zé Hugo (Vitória)
Sport: Renan; Ewerthon, Sabino, Rafael Thyere e Igor Cariús (Felipinho); Ronaldo Henrique (Wanderson), Fábio Matheus, Facundo Labandeira (Alan Ruiz), Luciano Juba (Juan Xavier) e Edinho (Gabriel Santos); e Vagner Love. Técnico: Enderson Moreira.
Vitória: Lucas Arcanjo; Railan (Matheusinho), Yan, Camutanga, Wagner Leonardo e Felipe Vieira; Dudu (Jhonny Lucas) e Gegê; Wellington Nem (Giovanni Augusto), Osvaldo (Léo Gamalho) e Mateus Gonçalves (Zé Hugo). Técnico: Léo Condé.